Ao enviar o evento S-1200 Remuneração do Trabalhador Vindulado ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS de um colaborador Autônomo, o mesmo retorna com o erro.
CAUSA:
Esse erro é apresentado em 02 situações:
- O cadastro do Autônomo não foi sincronizado;
- Autonomo com alteração da Categoria;
SOLUÇÃO:
Acesse o cadastro do Autônomo;
Caso Status eSocial esteja Registro não enviado para o governo, você deverá clicar em Ver Histórico, na subtela que abrir você deverá clicar em Enviar para o eSocial.
Abrir o seu Robomatic e-Social / Gerador XML e-Social e envie o evento gerado (S-2300 Trabalhador Sem Vínculo de Emprego / Estatutário - Início), assim que ele sincronizar reenvie o evento S-1200.
Se o Autônomo teve alteração de categoria, faça o seguinte:
O eSocial não permite alteração de categoria quando o evento de inicio do colaborador for o S-2300 Trabalhador Sem Vínculo de Emprego / Estatutário - Início.
Acesse o cadastro desse autônomo;
Clique em Ver Histórico, selecione o evento S-2300 que esta Sincronizado e com a operação Incluir, clique em Abrir XML e escolha XML Envio.
Nele você terá a tag < codCateg >, essa que no exemplo está preenchida com 712.
Após acesse o seu Robomatic eSocial / Gerador XML eSocial, clique sobre o evento reprovado com o botão direito do mouse escolha Visualizar XML envio;
Procure pela TAG < codCateg >, essa que no exemplo está preenchida com 701.
Ou seja o S-2300 foi enviado com uma categoria, e o S-1200 esta com outra, como não pode haver alteração de categoria para o Autonomo, você então deverá fazer o ajuste na categoria dele para ficar como o de envio do S-2300, reabrir esse autônomo no individual, refazer o cálculo do recibo, depois encerra-lo e assim fazer o envio do S-1200.