Para importar plano de contas, acesse o menu Auxiliar> Importações> Layout Contmatic:
1° Passo: Selecione o tipo de arquivo a importar: Texto ou Planilha Xlsx.
2º Passo: Selecione o diretório onde o arquivo está salvo.
3° Passo: Marque a opção Plano de Contas, informe um número para o plano de contas, selecione o modelo entre as opções Padrão, OPS, Terceiro Setor ou Plano Me/EPP CFC 1418/12. Informe se o Plano é geral ou individual, nesse momento poderá informar os campos Apelido e ano. Essa informação serve para que o sistema crie o vínculo do plano importado com o cadastro da empresa. Informe a ordem de impressão dos grupos. Esse Campo serve para identificar a ordem de impressão do grupo de resultado nos relatórios que utilizam essa informação.
4º Passo: clicar no botão Importar
Observações: se o usuário informar um número de plano de contas que já exista no banco de dados, o sistema irá emitir o seguinte aviso:
Se o usuário selecionar a opção UNIR o sistema irá analisar se as contas existentes no arquivo já existem nesse plano e se existir o sistema não vai importar as contas que já existirem no plano e irá trazer apenas as contas novas do arquivo importado, ou seja, não irá duplicar. Nessa caso todas as configurações já existentes dentro do sistema não será apagadas, como por exemplo, configuração do grupo de bens, CMV, DRE, DFC, DMPl, etc.
Já se o usuário selecionar a opção SOBREPOR, o sistema irá emitir a seguinte mensagem:
Se o usuário clicar no SIM, o plano já existente e todas as configurações do mesmo serão apagados e serão incluídas as informações vindas do arquivo TXT ou XLSX
Por que o sistema se comporta dessa forma no sobrepor?
Porque o usuário pode estar importando um plano com uma estrutura totalmente diferente do que já existe no sistema e as contas contábeis das configurações complementares irão ficar inválidas e ocasionará retrabalho para o usuário.
Atenção: Só utilize o SOBREPOR se realmente deseja apagar todas as configurações do plano existente.
Esse artigo foi útil?