No sistema Busca XML ao ocorrer o erro “Erro 403 - Forbidden: Acess is denied” é porque o WebService que está sendo acessado pode estar Inativo ou Inoperante. Na grande maioria das vezes isso é causado por estarmos tentando se comunicar na receita com o certificado digital vencido.
Abaixo temos alguns procedimentos para solucionar esse tipo de erro.
Caso tenha dificuldades, peça ajuda ao seu técnico de rede.
Primeiro procedimento, verifique a validade do certificado digital com o qual está sendo feito as requisições ao WebService.
Em segundo, verifique se o Framework .NET está instalado em versão igual ou superior a 4.6.2.
Verifique também se o Windows possui atualizações pendentes, caso positivo, realize a atualização
Verifique o firewall, antivírus ou algum aplicativo que esteja bloqueando a conexão
Caso esteja utilizando certificado digital Modelo A3, execute o seguinte procedimento:
Remova o certificado digital da porta USB
Espere 30 segundos
Coloque o USB do certificado em outra entrafa, reinicie a aplicação.
Para verificar se o erro permanece siga as orientações a seguir:
Obtenha o endereço do WebService que acusou o erro. (O endereço é mostrado na mensagem de erro no sistema)
Certifique-se que na máquina onde será realizado o teste, existe um certificado digital válido instalado
Abra o Internet Explorer e coloque o endereço do WebService
Caso o retorno seja igual ao da imagem abaixo, o erro 403 permanece:
Se o retorno for semelhante ao da próxima imagem abaixo, o WebService está novamente on-line. Basta realizar novamente a rotina que acusou o erro.
Caso tenha sido efetuado todos os passos e o erro persista, entre em contato com o suporte técnico.
Esse artigo foi útil?