O histórico padrão individual poderá ser utilizado por empresas que utilizam o plano de contas individual.
Para definir a utilização do histórico padrão individual, acesse o menu Cadastros> Empresas> Cadastro, selecione a empresa, clique em alterar, na ficha Contabilidade o campo Plano de Contas Contábil, clique na seta vermelha para abrir o histórico do plano de contas, localize e selecione o plano de contas individual e marque o checkbox “Utiliza histórico padrão individual” e clique em ok.
Ao ativar a empresa no ano que está utilizando esse plano de contas individual e acessar o menu Cadastros> Histórico Padrão, o sistema irá abrir a tela do histórico padrão individual e apresentar a mensagem abaixo:
Clicando em ok, abrirá a tela do cadastro do histórico padrão individual em branco, onde o usuário poderá cadastrar novos históricos, copiar ou importar.
Se desejar copiar alguns ou todos os históricos padrões que já estão sendo utilizados como gerais, o usuário poderá clicar no botão Copiar e copiar os HP gerais ou até mesmo copiar HP individual de outra empresa, selecionando-os e clicando na seta para a direita e clicando no copiar.
Existe também a possibilidade de importar históricos em formato TXT e XLSX sem sair da tela, clicando no botão importar abrirá a tela para selecionar o diretório onde está arquivo e importá-los.
Utilizando o histórico padrão individual, é possível definir que uma empresa com históricos muito específicos tenha sua própria lista de históricos, ou ainda, importar uma base pelo leiaute SPED, podendo trazer os históricos padrões sem sobrepor a lista geral.
Outra facilidade é a união de bases, no caso de aquisição de Carteira de Clientes, poderá importar o plano de contas e o histórico padrão em xlsx como individual e depois restaurar o backup da pasta da empresa sem sobrepor dados.
Esse artigo foi útil?