A verba informativa é aquela que não influencia no valor líquido do recibo de pagamento do funcionário.
Exemplos:
• Salário Maternidade (quando pago pelo INSS)
• Vale-alimentação (quando pago em cartão)
• Vale-Transporte (quando pago em cartão)
• Vale-refeição (quando pago em cartão)
• Valor relativo a plano de saúde (parte devida ao empregador)
• Seguro de vida
Ou seja, valores/benefícios que não entram no recibo de pagamento, porém que seja fornecido ao trabalhador.
Exemplo:
a) Se benefícios não pagos em dinheiro, como por exemplo, ticket alimentação, vale transporte, plano de saúde e etc: Lançar como rubrica informativa (coluna referência do recibo de pagamento) pois o valor não será somado para o líquido a receber, pois o empregado recebeu o benefício em cartão.
b) Se valores pagos em dinheiro, como por exemplo, vale transporte em dinheiro pago direto em folha: Se o valor estiver sendo quitado diretamente em folha de pagamento, lançar como rubrica de crédito, pois o empregado receberá o valor líquido no seu recibo de pagamento no total líquido a receber.
c) Se valores pagos em dinheiro, como por exemplo, vale transporte em dinheiro, quitado antecipadamente fora da folha, no inicio do mês por exemplo: Se o valor estiver sendo quitado antecipadamente fora da folha de pagamento, poderá lançar como rubrica de crédito e débito, pois o empregado já recebeu o valor antecipadamente. O empregador tem a opção de lançar também como rubrica informativa (coluna referência) pois em ambas as situações, o valor não será somado para o valor líquido a receber.
Fonte: MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO ESOCIAL
Quer saber como criar uma Rubrica Informativa no sistema? Clique aqui.