O eSocial valida as informações de cada Funcionário cruzando os dados da Matrícula, CPF e PIS, por enquanto, pois com a Simplificação possivelmente o PIS irá sair desta validação.
É muito comum receber uma empresa que era feita por outra contabilidade e ficar em dúvida se os dados estão preenchidos corretamente, então vamos explicar como você vai conferir:
Verifique o que consta no portal do eSocial , se esse funcionário já estiver ativo no eSocial, não há necessidade de enviar o cadastro dele novamente.Para verificar acesse o portal do eSocial e vá no menu Empregado clicando na opção Gestão de Empregados.
Informe o CPF do colaborador e peça para abrir o cadastro:
Para ver o PIS, clique no botão Dados Cadastrais. Estas informações precisam estar idênticas entre o sistema da Folha e o eSocial, do contrário o eSocial pode invalidar a informação do colaborador e tudo que você enviar para ele a partir de então.
Agora, acesse o sistema e verifique se a informação bate:
É muito comum errar na hora de preencher a Matricula. Se você ainda não enviou nada desse funcionário, o sistema ainda permite que você altere o campo Matricula desde que no Parametros do sistema esteja com a opção (3-Inserir Manualmente).
Ou, se você já incluiu algum recibo manual do eSocial no cadastro do Funcionário, você precisa, remover este recibo, e ajustar a matricula, depois disso, basta inserir o recibo novamente para que você tenha um histórico do colaborador.
Esse artigo foi útil?