Assista ao vídeo abaixo
Ou se preferir:
No Contábil Phoenix, acesse o menu Processamentos> Encerramento do Período.
Clique no botão: Encerrar
DICA: Caso precise fazer a configuração das contas de encerramentos, acesse o menu Cadastros> Configuração do Plano de Contas> Encerramento do Exercicio.
Informe as contas respectivamente para Lucro do Período, Prejuizo do Período e Zeramento. Variação Patrimonial não é de uso obrigatório.
OBS.: Vale ressaltar que as contas de Lucro e Prejuízo devem estar cadastradas no grupo de Patrimônio Líquido com a natureza 03 - Patrimônio Líquido e a conta de Zeramento em um grupo separado com natureza 09 - Outras
Ainda nessa tela, temos o botão Destinação do Lucro Líquido. Clicando nesse botão o sistema abre uma outra tela para que o usuário configure os Lançamentos de Destinação do Lucro do Exercício.
Nela deve ser informada todas as contas possíveis para qual podemos transferir o Lucro Líquido do Período. Se houver contas pra onde o Lucro Líquido deva ser transferido em percentuais fixos, devemos informá-los no campo “Percentual”. Se não houver, esse campo não é obrigatório, no momento do encerramento o sistema habilita os campos para informar os respectivos valores.
DICA: Podemos também informar ou o histórico padrão, ou apenas o complemento ou ambos, de acordo com a necessidade de detalhamento do lançamento. Por se tratar de distribuição de Lucro, é permitido configurar apenas contas Patrimoniais (Ativo ou Passivo) já que a informação em alguma outra conta interferiria no Resultado apurado.
Não é obrigatório configurar as contas de Destinação do Lucro Líquido. O usuário só deverá faze-lo se for de seu interesse que o sistema gere automaticamente esses lançamentos no momento do encerramento, já que após o mesmo, não é permitido mais gravar lançamentos contábeis para o período encerrado. A não configuração das mesmas implica apenas em que o sistema não gerará esses lançamentos no processo de encerramento.
Esse artigo foi útil?