Para gerar uma Escrituração Contábil Digital (ECD) como Abertura, é importante seguir as orinetações abaixo:
O SPED não aceita fração de mês, exceto nas situações especiais (Abertura, Cisão, Fusão, incorporação, Extinção e Transformação).
1 - Acesse o Menu: SPED > Central de Comunicação, clique na aba Configurar.
Selecione a empresa que irá trabahar dando um duplo clique ou clicando em Alterar sobre a linha com seu respectivo apelido.
2 - Preencha os campos:
Período: informe a data que compreenderá as informações da ECD, a data que iniciou as atividades até o fim do exercício.
Situação Especial: a partir do layout 3 do Manual de Orientação da ECD, não é mais permitido utilizar a opção ABERTURA como situação especial. Portanto, este campo deve ficar em branco.
Início do Período: Informe a opção 1 - Abertura
Preencha os demais campos e clique em Gravar.
3 - Feito isso, acesse o Menu Sped > Central de Comunicação, clique na aba Verificar / Gerar e selecione a empresa para gerar a ECD
Legenda da coluna Status:
Vermelho = Arquivo não gerado
Amarelo = Arquivo gerado com inconsistência
Azul = Arquivo Gerado
Verde = ArquivoTransmitido
4 - Após gerado é só importar no programa validador SPED Contábil.
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