Para realizar a exclusão do ICMS da base de Cálculo do PIS e da COFINS das notas fiscais já existentes no sistema, vamos precisar seguir os passos abaixo:
1. Ir no Menu Cadastro » Configurações » Parâmetros da Empresa, e verificar se as opções marcadas estão de acordo com a necessidade da empresa selecionada.
2. Ir no Menu Auxiliar » Exclusão do ICMS da BC do PIS/COFINS
3. Selecionar a opção Mês ou Ano no campo Apuração
4. Clicar no botão Executar Recalculo
Após realizar os procedimentos acima, o sistema excluirá o ICMS da base de cálculo do Pis e da Cofins de cada item, de todos os documentos de saídas com os CST igual a 01, 02 e 05 e dos documentos de entradas das empresas Lucro Real com os CST igual a 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 60, 61, 62, 63, 64, 65 e 66.
Na tela da execução da rotina, vamos demonstrar os valores da apuração anterior a rotina e a atual, e a diferença, linha a linha, para que o usuário possa conferir e realizar o pedido de restituição dos valores pagos a maior de PIS e COFINS.
Obs 1.: Antes de executar essa rotina, por gentileza realizar o backup das empresas, pois após executar essa rotina não será mais possível voltar os lançamentos antigos de forma automática, somente com a restauração do backup.
Obs 2.: No mês 03/2017, o sistema só excluirá o ICMS da Base de Cálculo do Pis/Cofins, dos lançamentos a partir do dia 16/03/2017.
Obs 3.: Quando for empresa Matriz e Filial, antes de executar a rotina de exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS e da COFINS, fechar as empresas do grupo aberta em outras máquinas, pois precisaremos reorganizar todas as empresas do grupo, para demonstrar os valores no comparativo de forma correta.
Documentos com itens
Documentos de Transporte
Esse artigo foi útil?