Para considerar o frete, seguro e despesas acessórias na base de cálculo dos impostos das notas fiscais de saídas e entradas, vamos precisar seguir os passos abaixo:
1. Ir no Menu Cadastro » Configurações » Parâmetros da Empresa
2. Marcar a opção “Considerar Frete, Seguro e Despesas Acessórias no valor total das Receitas de ICMS, IPI, PIS e COFINS.
Obs.: Para todas as empresas, a opção Considerar Frete, Seguro e Despesas Acessórias no valor total das Receitas de ICMS, IPI, PIS e COFINS virá marcado, e será permitindo que o usuário desmarque, caso não queira que o sistema considere esses valores na base de cálculo dos impostos.
3. Ir no Menu Auxiliar » Reorganizar Saldos dos Itens com as opções Calcular..., Recalcular... ou Trocar..., ICMS ou IPI ou PIS/COFINS e Saídas ou Entradas marcados.
Após executar a rotina com as opções mencionadas acima, o sistema incluirá os valores de frete, seguro e despesas acessórias na base de cálculo dos impostos já cadastrado no sistema e alimentará os novos campos de Frete e Seguro em cada item do documento fiscal.
Obs 1.: Após executar essa rotina, rever as apurações dos impostos.
Obs 2.: Antes de executar essa rotina, por gentileza realizar o backup das empresas, pois após executar essa rotina não será mais possível voltar os lançamentos antigos de forma automática, somente com a restauração do backup.
Esse artigo foi útil?