Quando a empresa possui valores de retenções maiores que os débitos do mês o sistema automaticamente utiliza o valor necessário para não gerar imposto a recolher no período de apuração e carrega para o mês seguinte os valores de retenções que sobrou e utiliza automaticamente como crédito na apuração, e assim por diante.
Caso queira continuar com as apurações dessa forma, não há necessidade de realizar os procedimentos que serão informados abaixo.
Caso não queira que o sistema G5 Phoenix faça essa utilização automática acesse ao menu Cadastro / Configurações / Parâmetros da Empresa, aba Federal.
Abra a tela de Excedente de Retenções PIS/COFINS.
Informe a data (Mês/Ano) em que deseja que o sistema deixe de utilizar de forma automática os créditos de retenções, e no campo Tipo a opção 1 – Não Utilizar.
Clique em Ok e Gravar.
Observações: Uma vez informado a data e pressionado o botão Ok, essa data não poderá ser excluída apenas a opção pelo “Tipo” que poderá ser alterada.
Esse cadastro deverá ser feito apenas na empresa Matriz.
Em seguida acesse ao menu Auxiliar / Reorganizar Controles de Retenção e faça a reorganização Anual.
Acesse ao menu Escrituração / PIS/COFINS Não Cumulativo/Cumulativo / Retenções / Retenções A Restituir/Compensar.
O sistema carrega automaticamente para essa tela os valores de créditos de retenções que possui separados por sua competência.
A baixa desses valores deverá ser feita manualmente, através de lançamentos dos valores de retenções utilizada mediante Pedido de Restituição e mediante Declaração de Compensações autorizadas pela Receita Federal.
Os valores informados nessa tela será utilizado para a geração dos registros 1300 e 1700 do EFD Contribuições.
Observação: Valores informados nos campos de Restituição e Compensação não irão entrar para a apuração mensal de PIS/COFINS.
Prontinho! Após a realização desses procedimentos, o sistema G5 Phoenix deixará de utilizar o crédito de retenção nos meses seguintes de forma automática.
Esse artigo foi útil?