Para calcular o Diferencial de Alíquota com Base Dupla para empresas do Simples Nacional acesse ao sistema G5 Phoenix, menu Cadastro / Configurações / Parâmetros da Empresa.
Clique na aba Simples Nacional.
Clique no ícone destacado para abrir a tela de preenchimento.
Campo Data informe a data (Mês/Ano) em que o sistema deve considerar a base de cálculo dupla para cálculo do diferencial de alíquota das compras interestaduais de ativo imobilizado ou material de uso e consumo.
Campo Tipo informe a opção Sim.
Clique em OK, confirme a mensagem e clique em Gravar.
Acesse ao menu Escrituração / Notas ICMS/IPI / Lançamentos Notas Fiscais.
Localize a nota fiscal de entrada.
Localize o campo Difer. Alíquotas e pressione Ctrl+Enter.
Informe a Base de cálculo, Aliq Origem, Aliq Destino.
No campo BC Dupla pressione Ctrl+Enter para o sistema preencher o campo automaticamente.
Observação: A coluna “BC Dupla” ficará habilitada somente para os lançamentos a partir de 14/03/2022 e com CFOP de compra de Ativo Imobilizado e Materiais de Uso e Consumo em operações interestaduais. Para os demais CFOPs, esse campo ficará desabilitado.
O sistema traz a fórmula do cálculo feito para a Base de Cálculo Dupla.
Para lançamentos utilizando o Turbo da tela de Escrituração de Notas, o cálculo é feito automaticamente informando os campos “BC Dif. Aliq.”, “Aliq. Origem” e “Aliq. Interna”.
O cálculo automático do Diferencial de Alíquota com base de cálculo dupla também poderá ser feito automaticamente através da importação da NF-e, ao marcar o checkbox “Gravar Dif. Alíquota Entrada Interestadual (12-18)” da tela acessada através do menu Escrituração / Notas ICMS/IPI / Importar NFe / Importar.
A partir dos cálculos efetuados, o sistema leva os valores para o relatório no menu Mensal / Simples Nacional – Entradas Interestaduais.
Para gerar a guia de recolhimento acesse ao menu Guias / Gare ICMS.
Prontinho! Após a realização desses procedimentos, o lançamento do Diferencial de Alíquotas com Base Dupla será concluído com sucesso!
Esse artigo foi útil?