Difal, sigla para Diferencial de Alíquota do ICMS, é a diferença entre a alíquota interna e a interestadual de ICMS do Estado destino. É aplicado em vendas a consumidores finais de outros Estados.
Como hoje o DIFAL ainda está passando por mudanças e sua cobrança varia de estado para estado, pedimos caso haja duvidas sobre a parte fiscal, consulte seu contador.
Ou consulte o site:https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Difal/, para mais informações.
A configuração desse recurso pode ser feita diretamente no preenchimento da nota fiscal, mas sugerimos que seja configurada no cadastro da tributação
1) Realize o login no simplifique
2) Siga o seguinte caminho: Vendas > Tributação e clique + Nova tributação.
3) Preenchas os campos que são obrigatórios no sistema, sinalizados com * em vermelho.
Selecione o CSOSN para a operação, conforme seleção é aberto opção Difal não contribuinte. È necessário selecionar o estado para qual você vai realizar a venda. No exemplo da minha imagem eu selecionei estado da Bahia, abreviado pelas siglas BA. Configurei alíquota interna desse produto e caso haja FCP preencha o campo ao lado e clique em Gravar.
Realizado todas as configurações restantes da tributação para as abas de IPI, PIS e COFINS. Clique em Salvar.
Caso o processo esteja correto o sistema vai apresentar a mensagem abaixo:
Para um fluxo mais prático é necessário gravar a tributação criada no cadastro do produto que será comercializado ou selecionar essa tributação na emissão da nota fiscal editando os itens.
4) Ainda em configurações vamos para o menu de Dados gerias.
Nesse menu vamos configurar o campo de Alíquotas interestaduais.
Primeiro clico em +Novo, seleciono o estado de origem e estado de destino e informa qual alíquota. Dependendo da origem do meu produto, seja ele um produto de origem nacional preencha o campo Alíquota de ICMS nacional %* sendo um produto de origem estrangeira informe o campo Alíquota de ICMS estrangeira %.
Clique em Gravar e depois em Salvar em Dados gerais.
Vamos emitir nossa Nota fiscal?
Faça o seguinte caminho: Vendas > Notas fiscais de produtos > + Nova nota fiscal
Vamos começar preenchendo nossa nota fiscal pelo grupo de Dados
Processo de emissão é normal seguindo o preenchimento dos campos obrigatórios sinalizado por * em vermelho.
No grupo de Dados temos uma particularidade que é preciso atenção.
No campo Consumidor final é preciso deixar preenchido com SIM. Para realizar o cálculo e vale lembra que nosso cliente é um não contribuinte. Note que eu selecionei um cliente da Bahia, pois todas minhas configurações foram voltadas para o estado da Bahia. Caso seja para um estado diferente, siga os mesmos passos más selecionando o estado que deseja.
Dados
Itens
Insira o item e clique em Gravar. Caso houver a necessidade de editar seu item clique no lápis no final da linha.
Transportes
Selecione qual será o tipo do transporte, seja ele por conta do contratante ou sem transporte.
Pagamento
Informe o tipo de pagamento para esse documento seja ele á vista ou parcelado. Caso selecionar opção parcelado, não esqueça de informar o número de parcelas e clicar no botão Gerar parcelas.
Informações complementares
Esse campo vai trazer de forma automática o destaque do valor a ser recolhido para UF de destino. Então se atente a ele, caso não apareça revise todos os passos citados acima.
Totais da NF-e.
Os valores são destacados nos campos circulados abaixo conforme a parametrização.
Siga para as opções de Salvar sua nota fiscal e transmitir ela pela função Transmitir para a Sefaz ou clique no botão Salvar e transmitir. Aguarde o retorno da SEFAZ, sendo sua nota aceita pela SEFAZ seu status muda para Autorizada. Se houver rejeição verifique e consulte seu contador.
Nota Fiscal
Esse artigo foi útil?