A nota fiscal complementar como próprio nome diz, serve para realizar o complemento de impostos que não foram emitidos na nota fiscal original.
Nota fiscal essa que já se encontra Autorizada pela Sefaz.
Para nota fiscal temos a possibilidade de complementar os seguintes tributos: ICMS, ICMS ST e IPI.
Acesse o menu Vendas > Notas Fiscais de produtos e depois clicar em + Nova nota fiscal.
Inicie a emissão da nota fiscal complementar, ela atende tanto o Tipo de operação Saída como Tipo de operação Entrada.
Para este exemplo de emissão vamos emitir uma nota fiscal de saída. No campo de Finalidade, tem que ser preenchido como Complementar.
Informe a Natureza da operação, confira o campo de Data e hora da emissão e informe o cliente.
No passo seguinte como estamos falando de Nota fiscal Complementar é necessário informar a chave da nota fiscal a qual será gerado o complemento do imposto.
Informando a chave é necessário clicar em Adicionar, caso houver alguma dificuldade realize a busca por meio da Pesquisa. Essa informação fica vinculado há nota fiscal.
Seguido no preenchimento, vamos para os Itens da nota fiscal, fica a critério de quem está realizando a emissão da NF-e se vai destacar os impostos item a item ou de forma genérica usando um produto específico.
Não esqueça de clicar no lápis para realizar o preenchimento de cada imposto conforme o seu contador ou sua consultoria tributária lhe passou.
No grupo de transporte informe, como ocorreu a operação.
Para o grupo de pagamento se atente, pois existem situações ao qual ele não será gerado. Porém fica totalmente ao seu critério a geração do grupo ou não.
Agora vamos conferir os totalizadores e o valor da Nota fiscal. Só lembrando que dependendo o tipo de Imposto que está sendo informado para complemento sua nota fiscal pode ficar com valores zerado, não sendo esse o caso do exemplo.
Usando a opção de Salvar e transmitir, sua nota é transmitida para Sefaz de forma automática e aguarde o retorno da Sefaz.
Clicando em Salvar é necessário localizar nota fiscal na listagem de notas. Clicar nos “três pontinhos” no final da linha, selecionar opção: Transmitir para Sefaz ou se quiser pode seguir o padrão de Assinar, Validar e Transmitir para Sefaz.
Nota Autorizada com sucesso, agora é imprimir sua DANFE
Esse artigo foi útil?