Neste tutorial, demonstraremos como parametrizar a integração automática entre os sistemas da Contmatic: Simplifique e o G5 Phoenix.
Passo 1 – Criação do Vínculo entre cliente Simplifique e Contador (Linha Phoenix)
O primeiro passo para parametrizar a integração, é estabelecer o vínculo entre o cliente do Contador que utiliza o Simplifique e a respectiva empresa utilizada pelo Contador no sistema Phoenix:
1. No Simplifique, o cliente deve acessar o menu "Configurações > Integrações > Contábil Phoenix" e a opção "Novo vínculo":
2. Na tela de cadastro do vínculo, o cliente deve informar o CPF ou CNPJ do Contador, selecionar a opção correspondente aos dados do escritório contábil, marcar a opção do sistema "Fiscal" e salvar:
3. Uma vez solicitado o vínculo pelo cliente, o Contador deve acessar o Painel de Controle Contmatic (https://central.contmatic.com.br/), realizar o login com usuário administrador e acionar o menu "Vínculos Recebidos".
Nesta tela será possível visualizar o vínculo solicitado pelo seu cliente através do Simplifique:
4. Através do botão "Editar", o Contador poderá visualizar os dados da empresa solicitante, indicar a respectiva empresa de sua base de dados cadastrada no sistema Phoenix e confirmar o Vínculo.
Pronto! O Vínculo entre o cliente que utiliza o Simplifique e o contador que utiliza o sistema Phoenix está ativo.
Este processo deve ser executado apenas uma vez para cada cliente do contador que utiliza o Simplifique e deseja realizar a integração automática.
Passo 2 – Como receber no G5 Phoenix a movimentação fiscal gerada pelo Simplifique
Uma vez configurado o vínculo, conforme vimos no primeiro passo, as movimentações fiscais geradas pelo sistema Simplifique serão enviadas automaticamente ao G5 Phoenix através de nossas APIs, e para recebê-las e importá-las para sua escrituração fiscal, siga os passos abaixo:
1. No G5 Phoenix, acesse o sistema Sincronizador de Arquivos, através dos botões Notificações > Abrir o Sincronizador de arquivos, disponíveis na tela principal:
2. Insira seu login e senha para acesso.
3. Na tela principal do Sincronizador, utilize as opções Sincronizar arquivos em seguida Enviar/Receber Todos ou Receber selecionados:
4. Os registros de movimentação enviados pelo Simplifique aparecerão no grid da tela principal do Sincronizador, e também no painel de notificações do G5 Phoenix, separados por empresa e tipo de documento:
5. Por fim, basta executar um duplo clique no tipo de documento / empresa que deseja importar, realizar os parâmetros necessários e iniciar o processo de importação.
Ao final da importação, será apresentado um relatório de processamento dos registros.
6. Para automatizar o processo de integração no sistema Sincronizador de Arquivos, siga o tutorial através do link https://autoatendimento.contmatic.com.br/conteudo/1467
Esse artigo foi útil?