Depois de realizar o cadastro da empresa, todos os funcionários, sócios e autônomos e habilitar a empresa para o eSocial, é fundamental para o bom funcionamento do sistema Folha Phoenix, ser realizado a importação dos recibos do eSocial para os efetivos cadastros. Na prática, vamos primeiramente acessar o portal eSocial, no menu: Empregado / Gestão de Empregados:
Informe a Matrícula eSocial, nome ou CPF do funcionário e ao localizar clique nos dados para realizar o acesso aos dados do empregado no eSocial.
Agora, clique em Movimentações Trabalhistas e ao localizar o evento de Admissão do Trabalhador, clique para abrir o detalhar o cadastro da admissão:
Role o cursor do mouse para baixo, para localizar o número do recibo do eSocial, selecione ele e faça a cópia, clicando com o botão direito do mouse e acionando a opção Copiar.
Feito isso, acesse o sistema Folha Phoenix, no menu: Relatórios / Colaboradores Gerais / Funcionários
Faça a marcação do Checkbox para ser criado apenas os campos de utilização do eSocial, marque a opção de geração por XLS e clica em Imprimir;
Irá abrir uma planilha com os dados dos funcionários cadastrados no sistema, faça a inclusão das informações nas colunas em branco, Indicando o Evento eSocial, a Operação sempre como Incluir e o status eSocial sempre como Sincronizado com sucesso.
Dica Importante: Deve ser escrito os dados conforme indica, com as letras maiúsculas e minúsculas como constam nesse conteúdo, qualquer letra em desconformidade o sistema não realiza a importação!
Após o preenchimento, salve a planilha em sua área de trabalho e feche, depois acesse o sistema no menu: Integrações / eSocial / Importação de Protocolos e Recibos.
Faça as indicações para o tipo de importação que será realizado, depois clique no ícone da pasta para localizar o arquivo salvo na sua àrea de trabalho e clique em carregar, será apresentado os dados do funcionário importado, agora basta clicar 1 vez em Importar.
O sistema não apresentará mensagem de confirmação da operação, mas para confirmar, acesse o cadastro do funcionário e clique em Ver Historico.
Esse artigo foi útil?