A Classificação Tributária é uma informação extremamente importante para validar os cálculos da folha de pagamento de maneira correta, pois de acordo com esses dados, podemos definir se a empresa é optante pelos regimes de tributação de Lucro Real, Presumido, Simples Nacional, Entidades Beneficientes e entre outros.
Para realizar a inclusão da classificação tributária no sistema Folha Phoenix, é necessário seguir os seguintes passos:
Acesse o Cadastro da Empresa na Geral e preencha o campo Classificação Tributária de acordo com as opções mais atuais disponíveis e perfil tributário da empresa: 1 - Corretora de Seguros, 2 - Lucro Presumido, 7 - Simples Nacional (ME), 8 - Simples Nacional (EPP) ou 9 - Microempreendedor Individual (Simples Nacional).
Dicas importantes: Este campo terá efeito para os cálculos internos no sistema Folha Phoenix. Além disso, é importante ressaltar que esse campo possui um histórico para que o usuário possa ter controle sobre possíveis alterações de regimes tributários da empresa, por isso é fundamental mantê-lo preenchido de forma correta.
Outra questão que requer atenção: Se a sua empresa for optante pelo Simples Nacional, com atividades elencadas no anexo IV ou concomitantes e que possuam o recolhimento do INSS patronal através da folha de pagamento, é necessário assinalar o campo Contr. Patronal INSS, conforme imagem abaixo:
Após realizar a inclusão das informações tributárias para efeito na folha de pagamento, é necessário inserir a classificação também para envio ao eSocial.
Para realizar esse procedimento, acesse o Cadastro da Empresa / aba Folha e clique no campo Classificação Tributária (eSocial).
Ao realizar o acesso a tela de inclusão de Classificação Tributária (eSocial), clique no botão Inserir e será disponibilizada uma nova tela com a listagem de Classificações Tributárias, conforme a Tabela 8 eSocial.
Concluído o procedimento de preenchimento da Classificação Tributária (eSocial), acione o botão Gravar e o sistema Folha Phoenix vai disponibilizar o evento S-1000 de Cadastro do Empregador para envio ao portal eSocial.
Possui dúvidas sobre qual classificação tributária deve ser inserida no sistema Folha Phoenix? Não tem problemas, logo abaixo disponibilizamos uma tabela com as Classificações Tributárias eSocial e suas correlações com as classificações do sistema Folha Phoenix!
Esse artigo foi útil?