Os graus de riscos são parte fundamental do cálculo da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento, pois através da vinculação de determinadas faixas de exposição a agentes nocivos, os percentuais de contribuição para previdência podem ser diferenciados.
Para realizar a vinculação dos graus de risco ao cadastro dos empregados, execute as seguintes ações:
Acesse o Cadastro dos Funcionários, Sócios ou Autônomos na aba Dados Oficiais e clique no campo Ocorrência.
No campo Ocorrência, será necessário incluir a informação correspondente a exposição ou não a agentes nocivos. No sistema Folha Phoenix, é possível selecionar as seguintes opções:
Suponhamos que o funcionário possua o grau de risco Código 2 - Exposição a agente nocivo (Aposent. Exp. 15 Anos), neste caso a base de cálculo da contribuição previdenciária deste funcionário será sobre a alíquota de 12%.
No sistema, para vincular o grau de risco, inclua a Data de Início, selecione a opção pertinente e clique no botão Gravar.
Prontinho! Realizados os procedimentos, ao gerarmos o cálculo da folha de pagamento, para o empregado que eventualmente possua exposição a agentes nocivos, o cálculo da contribuição previdenciária será de acordo com a alíquota correspondente ao grau de risco.
Esse artigo foi útil?