No sistema Folha Phoenix é possível realizar a exclusão dos eventos sincronizados no eSocial diretamente no Histórico de arquivos XML eSocial, utilizando essa funcionalidade além de excluir o histórico do evento dentro do sistema será excluído também do Portal do Web Service as informações desse evento.
Selecionando o evento que se pretende excluir ao clicar no Botão Excluir serão apresentadas duas opções, veja abaixo:
Utilizando essa opção o sistema acionará a funcionalidade de exclusão automatizada gerando um S-3000 do evento selecionado e realizará a sincronização com o Portal do eSocial.
Essa opção é destinada a casos em que o evento selecionado já foi excluído no Portal do eSocial, ou seja, não consta mais como válido para o Web Service e pretende-se apenas remover sua informação dentro do sistema Folha Phoenix.
Importante! Alguns eventos não são passíveis, por definição do Governo, de exclusão via S-3000, entre eles estão todos os eventos de Tabela ( S-1000 a S-1070), os seguintes eventos periódicos: S-1295, S-1298 e S-1299, além de eventos que estejam com Status Contmatic igual a "Aguardando Data Envio".
Realizando a Exclusão automatizada (Folha Phoenix e Portal do eSocial)
Situação 1: Exclusão sincronizada com sucesso:
Situação 2: Exclusão reprovada ou com registro Inconsistente.
Dica! Conte com nosso Autoatendimento para auxiliar na identificação de possíveis motivos da reprovação ou inconsistência dos seus eventos durante o envio para o Portal do eSocial.
Situação 3: Exclusão Aguardando Processamento.
2. Após clicar em “OK” acesse a Central de Comunicação, na aba Painel de Pendências, selecione o evento de Exclusão e clique no botão Consultar processamento. Nesse momento o sistema consultará o Web Service e verificará se o envio do evento resultou em um retorno positivo (sincronizado) ou negativo(reprovado ou inconsistente).
Importante!
Todo o processo de exclusão é realizado por dentro do Folha Phoenix, não será necessário realizar nenhum processo pelo Robomatic eSocial.
Lembre-se caso o evento que se pretende excluir foi retificado em algum momento, deve ser selecionado o evento de Retificação, uma vez que, pela estrutura do eSocial, uma vez retificada a informação, o evento de inclusão (tal como seu Número de Recibo) deixa de ter validade inclusive para ser excluído.
Dica!
Para identificar se o evento que consta no Histórico de arquivos XML eSocial é um evento de exclusão basta verificar se o Tipo de Operação consta como "Excluir" e se o Status Contmatic é igual a “Exclusão Sincronizada”, confira abaixo:
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