Os valores pagos em folha de pagamento referente as verbas de salário família e salário maternidade apenas serão utilizados para abater a folha do mês que compreende o crédito, caso existam saldos remanescentes, esses não poderão ser usados para abatimentos em folhas futuras, porém o contribuinte pode solicitar o reembolso desses valores.
Para realizar a solicitação de saldos remanescentes de salário família e maternidade, realize os seguintes procedimentos:
Acesse o portal Entrar com Gov.br e selecione as opções de identificação para acesso ao ambiente da Receita Federal. Normalmente a opção mais usual de acesso é através do Certificado Digital.
Ao realizar o acesso ao portal eCAC para o perfil correto da empresa, clique na opção Restituição e Compensação.
Posteriormente, clique na opção Acessar PER/DCOMP Web do combo de opções PER/DCOMP Restituição e Compensação.
Ao acessarmos o ambiente PER/DCOMP WEB, clique na opção Pedido de Reembolso.
Posteriormente defina se o documento é Original ou Retificador.
Se for Retificador, selecione a opção Sim e informe o número do documento que será retificado, e clique em Prosseguir.
Se o documento não for retificador, clique na opção Não e preencha as seguintes informações:
Tipo de Crédito: Nesse caso Salário-Família/Salário-Maternidade.
Apelido para Identificação do Documento: Determine um nome/descrição para esse reembolso, isso poderá ser usado para pesquisas futuras dentro do eCAC.
Qualificação do Contribuinte: Coloque a opção que corresponda a essa empresa.
Detalhamento do Crédito: Nesse caso O crédito será detalhado neste documento.
Pessoa Jurídica Extinta por Liquidação Voluntária? Informe Sim ou Não de acordo com a situação da empresa.
Após o preenchimento das informações de cadastro iniciais, clique no botão Prosseguir e o portal eCAC apresentará uma mensagem para verificação constitucional da indicação de crédito.
Selecione uma das opções Sim ou Não para indicar a continuidade no processo de solicitação de reembolso.
Na aba Identificação do Crédito, você definirá o Detentor do Crédito, nesse quadro você terá 2 opções:
Cliente apurado pelo próprio contribuinte: O campo CNPJ será alimentado de forma automática e deverá ser informado a Competência a qual se refere o crédito para reembolso.
Credito apurado por empresa sucedida: Você precisará colocar as Informações de Sucessão; CNPJ da Sucedida, Data do Evento Especial e Tipo do Evento Especial, informar o CNPJ do Detentor e a Competência a qual se refere o crédito para reembolso.
Na aba Detalhamento do Crédito, serão demonstrados os valores referentes as competências selecionadas anteriormente e na aba Demonstrativo do Crédito, serão demonstrados os Créditos Passíveis de Reembolso e o Valor do Pedido de Reembolso.
No campo Informar Dados Gerais, serão exibidos os dados do empregador, e em Verificar Pendências será necessário verificar se existe alguma pendência para ajuste durante a solicitação.
Por fim, ao concluir o preenchimento dos dados, clique em Enviar Documento e será realizada a transmissão para o governo.
Links relacionados:
DCTFWeb - Salário Maternidade na DCTFWeb.
DCTFWeb - Pedido de Reembolso Salário-Maternidade PER/DCOMP PGD.
Observação importante: Esse tutorial é para base de conhecimento, em caso de dúvidas deve ser acionado o órgão competente a manutenção do PERD/COMP Web.
Esse artigo foi útil?