CAUSA: O erro normalmente ocorre quando no portal eSocial o evento S-2299 - Desligamento do Trabalhador, com o motivo de desligamento código 10 - Rescisão por falecimento do empregado.
COMO CORRIGIR: Para resolver o problema, é necessário atenção a dois cenários;
1. Funcionário não falecido, envio do evento S-2299 - Desligamento do Trabalhador incorretamente:
Caso o funcionário não tenha falecido, será necessário acessar o portal eSocial e no menu Empregados / Gestão de Empregados, informar o CPF do funcionário, acionar a opção Movimentações Trabalhistas e realizar a exclusão do evento Desligamento do Trabalhador. Após esse procedimento, refaça o envio dos eventos reprovados no Robomatic eSocial.
2. Funcionário falecido, inconsistência na ordem de envio do evento S-2299 - Desligamento do Trabalhador:
Caso o funcionário tenha de fato falecido e a informação de desligamento por falecimento consta somente no portal eSocial, será necessário acessar o sistema Folha Phoenix e no menu Cálculos / Rescisões / Mensais / Funcionários e clicar no botão Inserir para realização do cadastro e cálculo da rescisão contratual.
Importante ressaltar que no caso de rescisão por falecimento, o campo Motivo de Rescisão deve ser preenchido com o código 4 - Falecimento.
Após a conclusão do cadastro e cálculo da rescisão, pode ser removido o evento S-2299 - Desligamento do Trabalhador do Robomatic eSocial, pois a informação já se encontra no portal do eSocial, contudo, é necessário inserir o histórico manual copiando o número de recibo do evento S-2299 - Desligamento do Trabalhador constante no portal eSocial para uniformização dos dados no sistema Folha Phoenix.
Para inclusão do histórico de sincronização do evento S-2299 - Desligamento do Trabalhador manualmente nos sistema Folha Phoenix, realize as seguintes ações:
Acesse o Cadastro da Rescisão e clique no botão Ver Histórico.
Ao acessar o Histórico de Sincronizações, clique no botão Inserir Histórico Manualmente e faça o preenchimento dos campos Ambiente, Operação, Leiaute, Status e Número de Recibo:
Concluído o processo, clique no botão Gravar e o status de sincronização estará de acordo no sistema Folha Phoenix e portal eSocial!
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