CAUSA: O erro costuma ocorrer quando existem divergências de informações relacionadas a data de abertura da empresa, data de admissão do empregado ou transferências.
COMO CORRIGIR: Quando ele é apresentado no envio do evento de admissão do empregado:
Neste caso, para realizar o ajuste é preciso realizar um comparativo de informações de Data de Admissão no sistema Folha Phoenix para confirmar se a data é anterior à abertura da empresa na base da Receita Federal do Brasil.
Ao acessar o Cadastro do Funcionário no sistema Folha Phoenix, verifique a data de admissão preenchida, conforme exemplo abaixo:
Em seguida, acesse o portal da Receita Federal do Brasil para emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, e confirme a data de início das atividades:
Após a consulta das informações, é possível constatar que a data de admissão preenchida no sistema Folha Phoenix é anterior ao início das atividades da empresa, sendo necessário ajustar a data de admissão para uma data igual ou posterior a abertura da empresa.
Concluído os ajustes, basta realizar o envio do evento S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador para o eSocial!
Quando o erro 197 é apresentado no envio do evento de transferência do empregado:
Neste caso, para realizar o ajuste é preciso realizar um comparativo de informações de Data de Admissão e Transferência no sistema Folha Phoenix para confirmar se a data de entrada do funcionário na empresa destino é igual ou posterior a data abertura da empresa destino na base da Receita Federal do Brasil.
Ao acessar o Cadastro do Funcionário (Empresa origem) no sistema Folha Phoenix, verifique a Data de Admissão e Transferência Saída, conforme exemplo abaixo:
Em seguida, acesse o portal da Receita Federal do Brasil para emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, e confirme a data de início das atividades da empresa destino:
Após a consulta das informações, é possível constatar que a data de transferência entrada na empresa destino é anterior ao início das atividades da empresa, sendo necessário ajustar a data de transferência para uma data igual ou posterior a abertura da empresa.
Concluído os ajustes, basta realizar o envio do evento S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador para o eSocial!
Observação importante: Além da revisão das datas de transferência e início de atividades da empresa, é preciso acessar o Cadastro do Funcionário / Aba Dados Oficiais transferido na Empresa Destino e confirmar se os códigos de transferência estão preenchidos corretamente.
Para identificar quais opções de códigos de transferência precisam ser selecionadas, acesse o nosso passo a passo de Transferência de Funcionários.
Esse artigo foi útil?