CAUSA: O erro é identificado no retorno do evento S-1200 - Remuneração de Trabalhador ou S-2299 - Desligameto, quando as rubricas informadas no cálculo não existe no portal do eSocial na competência que está sendo gerado o evento.
COMO CORRIGIR: No retorno dos eventos é identificado que uma ou mais rubricas não estão enviadas ao eSocial, cada erro com o código 269 indica uma rubrica que não foi vinculada. Em exemplo, temos as rubricas 100 e 952 que não estão vinculadas ao portal eSocial na competência que está sendo enviado o evento S-1200 - Remuneração do Trabalhador.
1º Situação: Quando a validade do evento no portal eSocial está errada
Primeira ação é verificar se a rubrica está cadastrada, para isso no Portal eSocial, acesse o menu: Empregador / Contribuinte / Tabelas / Rubricas.
Ao informar o Identificador da Tabela e o código da rubrica demonstrados no erro 269 é localizado o evento, porém sua validade está posterior a 03/2021, ou seja, na folha de pagamento que está sendo enviada, não existe o evento sincronizado. Para inciar o ajuste, podemos acionar o botão Alterar.
Feito isso, será direcionado para a tela de edição do evento no Portal eSocial, ao acionar o botão Alterar, será habilitado o campo Início da Validade, que podemos ajustar para o mês e ano que está sendo enviado o evento S-1200 - Remuneração do Trabalhador ou S-2299 - Desligamento. Após esse ajuste, basta clicar em Salvar.
Após salvar, devemos executar as funcionalidades de assinatura do evento no Portal eSocial, basta clicar em Executar e depois em Assinar Documento.
Agora no Portal eSocial está ajustado a validade do evento.
2ª Situação: Quando não existir o evento no Portal eSocial
Caso o evento não exista no Portal eSocial, devemos acessar o sistema Folha Phoenix no menu: Arquivos / Eventos / Eventos Contmatic.
Localize o evento e clique em Visualizar para habilitar as informações do evento.
Feito isso, clique na opção Ver histórico, posteriormente clique em Enviar para o eSocial, será gerado a pendencia do evento 100, para ser sincronizado o S-1010 - Tabela de Rubricas, para ser sincronizado no Portal eSocial.
Agora basta enviar os eventos S-1010 - Tabela de Rubricas e depois o S-1200 - Remuneração do Trabalhador ou S-2299 - Desligamento ao Portal eSocial.
Esse artigo foi útil?