CAUSA: O erro costuma ocorrer devido ao preenchimento incorreto do código de FPAS em relação a Classificação Tributária eSocial de acordo com a tabela Tabela 22 - Compatibilidade entre FPAS e Classificação Tributária.
COMO CORRIGIR:
1º Situação: Erro de Faseamento.
Para solucionar o erro de data de faseamento, inicialmente acesse a acesse a Central de Comunicação eSocial / aba Habilitar Empresas / Acione um duplo clique sobre a empresa e serão demonstrados os detalhes de habilitação no sistema Folha Phoenix.
Posteriormente, acesse o portal eSocial através do menu Empregador Contribuinte / Consulta Obrigatoriedade.
Neste exemplo, a empresa foi enquadrada no 2º grupo com início em 07/2018.
Neste caso, para ajustar a data de início eSocial após a verificação do cronograma ou início das atividades da empresa, retorne a Central de Comunicação eSocial / aba Habilitar Empresas / Acione um duplo clique sobre a empresa e preencha a data correta no campo Início eSocial de acordo com Cronograma de Implantação do eSocial.
Concluído o procedimento, clique no botão Gravar e reenvie o evento S-1020 - Tabela de Lotações Tributárias para adequação no ambiente do governo.
2º Situação: Incompatibilidade entre Tipo de FPAS e Classificação Tributária.
Neste caso, é preciso acessar o Cadastro da Empresa no sistema Folha Phoenix e também o Cadastro do Empregador no portal eSocial para verificar se as informações de Classificações Tributárias estão corretas em ambos os ambientes.
Dica importante: Se já houverem divergências nas informações de classificações tributárias inseridas no sistema Folha Phoenix em comparação ao portal eSocial, isso já é motivo de reprovação e se faz necessário o ajuste.
Se as classificações tributárias estiverem de acordo no sistema Folha Phoenix e portal eSocial, é necessário verificar a compatibilidade do FPAS inserido no cadastro da empresa conforme Tabela 22 - Compatibilidade entre FPAS e Classificação Tributária e proceder com o ajuste.
Para verificação da Classificação Tributária (eSocial) e FPAS no sistema Folha Phoenix, acesse o Cadastro da Empresa / aba Folha / Campo Classificação Tributária eSocial.
Já no portal eSocial, acesse o menu Empregador Contribuinte / Dados do Empregador Contribuinte.
Para realizar a consulta de FPAS, acesse o menu Empregador Contribuinte / Lotação Tributária / Informe o código de lotação e os dados serão apresentados.
Após a confirmação da compatibilidade das informações de Classificação Tributária no sistema Folha Phoenix e portal eSocial, o próximo passo é analisar o FPAS vinculado a empresa, de acordo com as compatibilidades da Tabela 22 - Compatibilidade entre FPAS e Classificação Tributária:
Observe que no Cadastro da Empresa no sistema Folha Phoenix e portal eSocial, consta o FPAS 515 e Classificação Tributária eSocial 03, sendo compatíveis de acordo com a tabela Tabela 22 - Compatibilidade entre FPAS e Classificação Tributária do eSocial.
Dica importante: Os erros códigos 388, 247 e 702, costumam ocorrer na mesma sequência e portanto ao corrigir um desses erros, os demais também costumam ser sanados.
Clique aqui e veja o passo a passo de solução do erro Código 388 eSocial.
Clique aqui e veja o passo a passo de solução do erro Código 247 eSocial.
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