CAUSA: Este problema é apresentado no retorno do evento S-1299 quando há funcionários ativos no portal eSocial e o evento S-1200 não está sincronizado.
COMO CORRIGIR: Para realizar o ajuste, primeiro podemos identificar na Mensageria, a Matrícula e CPF do trabalhador que não foi vinculado a remuneração. Agora acesse o sistema Folha Phoenix, o menu: Cálculos / Encerramento Mensal / Empresa.
Acione a opção Reabrir, nesse momento será apresentado uma mensagem indicando que não será gerado o evento S-1298 - Reabertura dos Eventos Periódicos, clique em OK para executar a abertura da folha no sistema.
Agora, acesse o menu: Cálculos / Encerramento Mensal, Individual (Pagamentos).
Ao localizar o funcionário e clicar em Consultar bases, podemos verificar que o Status eSocial desse funcionário esta como Registro não enviado para o governo, ou seja, no eSocial não consta os eventos S-1200 - Remunerações do Trabalhador e o S-1210 - Pagamentos de Rendimento do Trabalho.
Para realizar o ajuste, basta clicar em Reabrir, e depois Encerrar novamente.
Será gerado os gatilhos dos eventos S-1200.
Atualize o Robomatic eSocial e faça o envio dos eventos. Posteriormente basta realizar o encerramento da empresa e enviar o evento S-1299 - Fechamento dos Eventos Periódicos, e enviar ao Portal eSocial.
Esse artigo foi útil?