Simplifique

Integração Simplifique + Contábil Phoenix

Integração Simplifique + Contábil Phoenix

Neste tutorial, demonstraremos como parametrizar a integração automática entre os sistemas da Contmatic: Simplifique e o Contábil Phoenix.

Passo 1 – Habilitar empresa no Contador Online

O primeiro passo é habilitar a empresa no Contador Online, para isso siga o tutorial através do link Como habilitar empresas no Contador Online?

Dica: Se a habilitação da empresa for apenas para Integração Simplifique, não se faz necessário a realização do cadastro do cliente pelo e-mail recebido.

Passo 2 – Sincronizar o plano de contas para o Contador Online

1.  No Contábil Phoenix, ative a empresa no ano que desejar iniciar a integração com Simplifique, acesse o Sincronizar Registros, através do botão Notificações > Sincronizar Registros, disponíveis na tela principal:

2. Deixe marcada a opção Plano de Contas e clique em Sincronizar, serão gerados registros pendentes para envio no Sincronizador. Essa é a carga inicial, feita apenas no primeiro envio do plano, caso tenha alterações no plano posteriormente como alteração, inclusão e exclusão de contas, o registro alterado será criado automaticamente e enviado para o Contador Online, caso o plano de contas seja alterado dentro do Contábil deverá ser enviada a carga inicial do mesmo.

3. Acesse o sistema Sincronizador de Arquivos, através dos botões Notificações > Abrir o Sincronizador de arquivos, disponíveis na tela principal:

4. No Sincronizador de arquivos, selecione o status Pendentes e clique em pesquisar. Selecione todos os registros pendentes, clique em Sincronizar arquivos na opção Enviar selecionados:

Pronto, ao concluir a sincronização o plano de contas da empresa já constará na base de dados do Contador Online.

Obs.: Caso esteja configurado o envio/recebimento automático no Sincronizador, esses registros serão enviados conforme o tempo configurado, não sendo necessário o envio de forma manual.

Passo 3 – Criação do Vínculo entre cliente Simplifique e Contador (Linha Phoenix)
Com a empresa habilitada é necessário estabelecer o vínculo entre o cliente do Contador que utiliza o Simplifique e a respectiva empresa utilizada pelo Contador no sistema Phoenix:

1. No Simplifique, o cliente deve acessar o menu "Configurações > Integrações > Contábil Phoenix" e a opção "Novo vínculo":

2. Na tela de cadastro do vínculo, o cliente deve informar o CPF ou CNPJ do Contador, selecionar a opção correspondente aos dados do escritório contábil, marcar a opção do sistema "Contábil" e salvar:

3. Uma vez solicitado o vínculo pelo cliente, o Contador deve acessar o Painel de Controle Contmatic (https://central.contmatic.com.br/), realizar o login com usuário administrador e acionar o menu "Vínculos Recebidos".
Nesta tela será possível visualizar o vínculo solicitado pelo seu cliente através do Simplifique:

4. Através do botão "Editar", o Contador vai selecionar a respectiva empresa de sua base de dados cadastrada no sistema Phoenix e confirmar o Vínculo.

Pronto! O Vínculo entre o cliente que utiliza o Simplifique e o contador que utiliza o sistema Phoenix está ativo.
Este processo deve ser executado apenas uma vez para cada cliente do contador que utiliza o Simplifique e deseja realizar a integração automática.

Passo 4 – Como efetuar a configuração das contas contábeis (De/Para)

1. No Contador online (https://app.contmaticcontadoronline.com.br/login) acesse o menu “Integrações Configuração Contábil - Simplifique". Selecione a empresa que possui o vínculo com o Simplifique e o plano de contas vinculado ao Contábil Phoenix:

2. Na aba Definições gerais, informe o tipo de contabilização que será recebida no sistema contábil: Gerar os lançamentos de provisão e baixa contábil ou Gerar apenas lançamentos de baixa (sem provisão contábil):

3. Clique na aba Contas Contábeis Pendentes e configure as opções: Contas contábeis padrão, Contas Correntes, Categorias e Parceiros.

Obs.: a opção Parceiros só será apresentada quando o tipo de lançamento for “Gerar os lançamentos de provisão e baixa contábil”.

4. Clique em Configurar conta contábil, busque a conta contábil pelo número da conta, descrição da conta ou conta reduzida, e selecione a mesma. Pronto, a sua conta contábil será vinculada ao item do Simplifique:

Importante: Para geração dos lançamentos contábeis é obrigatório ter as contas contábeis cadastradas. Mantenha esses registros sempre preenchidos.

5. Uma vez configurada você poderá visualizar ou editar as contas contábeis, para isso clique na aba Contas Contábeis Configuradas, selecione a opção desejada, clique em editar e busque a conta contábil para selecionar:

Passo 5 – Como receber no Contábil Phoenix a movimentação financeira gerada pelo Simplifique

Uma vez configurado o vínculo e as contas contábeis, conforme vimos nos passos anteriores, as movimentações financeiras geradas pelo sistema Simplifique serão enviadas automaticamente ao Contábil Phoenix através do Sincronizador de Arquivos e para recebê-las e importá-las para sua escrituração contábil, siga os passos abaixo:

1.  No Contábil Phoenix, acesse o sistema Sincronizador de Arquivos, através dos botões Notificações > Abrir o Sincronizador de arquivos, disponíveis na tela principal:

2. Insira seu login e senha para acesso.

3. Na tela principal do Sincronizador, utilize as opções Sincronizar arquivos em seguida Enviar/Receber Todos ou Receber selecionados. Os registros de movimentação enviados pelo Simplifique aparecerão no grid da tela principal do Sincronizador e também no Contábil Phoenix no painel de Notificações:

 

5. Ative a empresa no mesmo ano da movimentação financeira, clique em Notificações e com duplo clique no lançamento contábil serão demonstrados os lançamentos contábeis pendentes, para recebê-los clique em Integrar.


Pronto! Ao final da integração, os mesmos constarão em lançamentos contábeis, para consulta poderá ser utilizado o filtro Simplifique - I em todos os combos que possuem a pesquisa por Origem.

Obs.: A cada movimentação financeira será gerado o lançamento contábil de provisão e baixa (pagamento ou recebimento) ou apenas de baixa (pagamento ou recebimento), conforme definido pelo contador.

Para as empresas que possuem integração fiscal, as notas fiscais eletrônicas são integradas com o G5 Phoenix, neste caso, o financeiro enviará ao Contábil Phoenix apenas a baixa da provisão, independente da configuração do lançamento contábil.


6. Para automatizar o processo de integração no sistema Sincronizador de Arquivos, siga o tutorial através do link https://autoatendimento.contmatic.com.br/conteudo/1467

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.