Antes de realizar o cálculo da folha de pagamento de 13º salário. primeira parcela, é fundamental que seja definido os parâmetros de cálculo que o sistema irá se orientar para executar as rotinas, neste primeiro momento veja como definir o sistema para considerar a remuneração para cálculo de médias horas.
Na prática, primeiramente devemos informar os eventos que compõe a remuneração mensal para o seu reflexo no 13º salário que em nosso exemplo é o adicional de insalubridade pago em 40%, dessa forma, no sistema Folha Phoenix, acesse o menu: Lançamentos / Automáticos / por funcionários / evento fixo:
Realize o lançamento dos eventos para as 2 parcelas de 13º salário, informando o mêsmo percentual no qual é pago mensalmente e grave.
Agora, acesse o menu: Arquivos / Parâmetros por Empresa:
Na aba Diversos, marque o check-box de Considerar remuneração para cálculo médias horas (Fer/13º/Resc) e grave.
Ao realizar o cálculo da primeira parcela do 13º, é liberado o Demonstrativo de Médias, onde pode ser relacionado no menu: Relatórios / Mensais / Demonstrativo de médias 13º salário / Funcionários - web...
Na seleção, indique qual parcela deseja realizar a emissão do relatório, bem como clicando em funcionários, pode ser selecionado 1 ou todos os funcionários para realizar a impressão do demonstrativo.
Já podemos identificar que, considerando o parâmetro para considerar as remunerações, o sistema faz a apuração do valor considerando os 40% da insalubridade + o salário para realizar todos os cálculos internos do sistema
Dessa forma, o cálculo realizado no sistema vai considerar a remuneração e destacar a insalubridade no recibo de pagamento.
Quando é realizado o cálculo mas não marcando o check-box nos parâmetros por empresa:
Ao emitir o demonstrativo, podemos observar que o sistema deixa zerado o valor da remuneração, justamente para não impactar no cálculo das médias que o funcionário possui:
E por consequência, impactando diretamente no cálculo final do 13º primeira parcela:
Esse artigo foi útil?