O Tipo de Inscrição disponível no sistema é quem determinada como será executado o processo de assinatura dos arquivos enviados para o eSocial.
Então, imagine que você vai utilizar o Certificado do Escritório para enviar os dados do cliente e você já tem as Procurações dos clientes devidamente registradas dentro do Portal do eCAC, mas você não sabe como informar, então vamos tentar simplificar:
Se o Certificado do Escritório é eCPF, você vai informar a opção 1 neste campo (Isso dentro do Cadastro do Escritório Contábil), e não esqueça de informar o Responsável legal do Certificado.
Já no Cadastro dos seus Clientes, você vai informar as opções 3 ou 5, depende por onde o cliente fez a procuração, se foi pela Receita o tipo dele será 3, se foi pela Caixa, será 5.
Esse Certificado significa que você possui um CNPJ, mas é uma Pessoa Fisica que assina, ou seja, exite um CPF vinculado a um CNPJ, nessa situação você vai colocar no Tipo do Certificado Digital a opção 2 (Isso dentro do Cadastro do Escritório Contábil), e informar o Responsável legal do Certificado.
Já no Cadastro dos seus Clientes, você vai informar as opções 4 ou 6, depende por onde o cliente fez a procuração, se foi pela Receita o tipo dele será 4, se foi pela Caixa, será 6.
Esse Certificado significa que você possui um CNPJ e é esse mesmo CNPJ que assina as documentações, ou seja, não tem nenhuma pessoa fisica vinculada diretamente na assinatura. Nessa situação você vai colocar no Tipo do Certificado Digital a opção 7 (Isso dentro do Cadastro do Escritório Contábil).
Já no Cadastro dos seus Clientes, você vai informar as opções 8 ou 9, depende por onde o cliente fez a procuração, se foi pela Receita o tipo dele será 8, se foi pela Caixa, será 9.
Prontinho, fazendo dessa forma os seus arquivos vão ser assinados corretamente.
Esse artigo foi útil?