Para realizar a conciliação bancária, vá até o menu: Financeiro > Conciliação bancária.
No menu Conciliação bancária, você pode gerenciar suas contas e realizar a conciliação por período.
Para iniciar a conciliação dos documentos do Simplifique com os lançamentos do extrato, é necessário importar o extrato bancário. Existem duas formas de fazer isso:
Importação manual: Carregando um arquivo OFX.
Importação automática: Utilizando a integração via Pluggy.
Você pode configurar a conciliação automática ao importar o extrato. Nesse caso, o sistema conciliará automaticamente os documentos do Simplifique com os lançamentos do extrato, considerando:
Correspondência exata de valor.
Correspondência exata de data de vencimento.
Para ativar essa opção, acesse a lista de conciliação bancária e selecione o botão "Configurar Conciliação Automática".
Clique na conta desejada para abrir o Painel de Conciliação Bancária.
Selecione o mês da importação do extrato.
Utilize as abas para gerenciar os lançamentos:
Aba Conciliações Pendentes: Visualize os lançamentos do extrato que ainda precisam ser conciliados.
Aba Movimentações: Veja os lançamentos já conciliados no período.
Na aba Conciliações Pendentes, você pode:
Visualizar a quantidade de lançamentos pendentes, separados por recebimentos e pagamentos.
Conciliar manualmente os lançamentos individualmente ou em lote.
Criar documentos de contas a pagar, a receber e transferências com base nos lançamentos do extrato.
Alternar para a aba Transferência para criar uma transferência entre contas.
Ao acessar a tela, o Simplifique carregará automaticamente os lançamentos do extrato junto com os lançamentos sugeridos. Confira as informações e, em seguida, realize a conciliação ou desvincule o lançamento para associá-lo a outro documento no Simplifique.
Ignorar: Descarta um lançamento da conciliação para que o Simplifique não o considere no processo.
Na aba Movimentações, você pode:
Visualizar os lançamentos do extrato já conciliados com documentos do Simplifique.
Conferir o número de dias com e sem pendências.
Comparar os saldos do Simplifique e do banco e verificar possíveis discrepâncias.
Ao clicar sobre um dia específico, você pode:
Visualizar todos os lançamentos conciliados naquele dia e seus respectivos documentos no Simplifique.
Conferir o saldo do dia tanto no banco quanto no Simplifique.
Caso necessário, você pode desfazer uma conciliação. O sistema oferecerá três opções:
Apenas desfazer: Mantém o documento no Simplifique com a situação "Pago".
Voltar para "Em aberto": Retorna o documento para a situação "Em aberto".
Excluir lançamento: Remove o documento do sistema.
Pronto! O autoatendimento foi concluído. Se precisar de ajuda, entre em contato.
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