Simplifique

Como configurar conta corrente do Banco do Brasil para emissão de boleto?

Integração com o Banco do Brasil via API

O Simplifique permite integração com o Banco do Brasil por meio de API, oferecendo mais agilidade e praticidade para o registro de boletos.
Com essa integração:

> Os boletos são registrados instantaneamente
Não é necessário gerar e enviar arquivos de remessa
> Todo o processo ocorre automaticamente dentro do sistema Simplifique

É o Simplifique, tornando sua rotina de cobranças muito mais simples!


Antes de iniciar a configuração, atente-se aos pontos abaixo:

  • Para boleto hibridos (QR Code do Pix), é necessário que a conta integrada tenha uma chave Pix vinculada.

  • Boletos gerados via API só podem ser cancelados ou prorrogados após 30 minutos do registro.

  • Após o pagamento do boleto pelo cliente, a conta a receber será baixada automaticamente no sistema.


Como obter as credenciais da API do Banco do Brasil

Para ativar a transmissão instantânea, siga os passos abaixo com os dados do titular da conta corrente (administrador da empresa):

Passo 1 – Acesse o Portal Developer do BB

Passo 2 – Crie a aplicação

  • Após login, clique em "Criar nova aplicação".

Timeline Cycle Visual Charts Presentation in Blue White Teal Simple Style (12).gif

Passo 3 – Preencha os dados da aplicação

  • Dê um nome e uma descrição à aplicação (esses dados são livres e não impactam na cobrança).

  • Deixe o campo URL da aplicação em branco.

  • Em Serviços disponíveis, selecione o produto "Cobranças".

  • Role até o final da página e clique em "Criar".

Timeline Cycle Visual Charts Presentation in Blue White Teal Simple Style (13).gif

Passo 4 – Solicite as credenciais de produção

  • Após a criação, clique na sua aplicação recém-criada.

  • Na tela de detalhes, clique em "Enviar para Produção".

  • Você será redirecionado para a tela "Solicitar Produção".

 

Passo 5 – Preencha os dados da empresa

  • Informe o CNPJ da empresa e clique em "Pesquisar CNPJ".

  • Verifique os dados da razão social exibidos.

  • Clique em "Próximo" para prosseguir.

Passo 6 – Revise e finalize

  • Revise as informações da aplicação.

  • Se tudo estiver correto, clique em "Solicitar Produção".

> Caso o cadastro esteja corretamente vinculado ao CPF do administrador da empresa, as credenciais de produção serão liberadas automaticamente.

Para visualizá-las:

  • Volte à tela de detalhes da aplicação.

  • Clique em "Credenciais" e depois em "Produção".

Captura de tela de 2025-01-31 09-39-22.png

Caso o cadastro tenha sido corretamente feito no cpf do admnistrador da empresa as credenciais de produção já estarão disponíveis basta voltar a tela do passo 4 clicar em Credenciais e depois clicar em Produção conforme print abaixo ilustra.

Timeline Cycle Visual Charts Presentation in Blue White Teal Simple Style (14).gif

 

Como configurar as credenciais no Simplifique

Para configurar as credenciais da API do Banco do Brasil no Simplifique, siga os passos abaixo:

Acesse o menu:
Financeiro > Minhas Contas

Inclua ou edite uma conta:

  • Clique em “Incluir nova conta” ou

  • Edite uma conta já existente do Banco do Brasil.

Habilite a emissão de boletos:

  • Marque a opção "Emite boleto" para exibir a seção Configurações de Boleto.

Preencha os dados bancários:

  • Selecione a Carteira.

  • Informe a Variação e o Convênio, se houver.

  • Nosso número

Preencha os campos obrigatórios (marcados com *):

  • ClienteID

  • ClientSecret

  • ConvenioApiKey

Finalize a configuração:

  • Após preencher todos os campos, clique em “Salvar” para gravar a configuração.

Pronto! Sua conta está configurada e já pode ser utilizada para a emissão de boletos com integração automática via API.

Esse artigo foi útil?

Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.
Como podemos melhorar?
Compartilhe nas redes sociais:
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 140 caracteres
Não encontrou o que procurava? e sugira um novo conteúdo.
* Queremos ouvir sua opinião, escreva para nós. 0 / 240 caracteres
Agradecemos a sua opinião!
Ops, tente novamente mais tarde.