A nota fiscal de Exportação permite que sejam realizadas as operações comerciais entre sua empresa e seus clientes do Exterior amparando a circulação das mercadorias em conformidade com a legislação brasileira.
Para emissão da nota acesse o Menu Faturamento de produto, Nota Fiscal Eletrônica, clique em incluir.
Na aba Dados da NF-e escolha o tipo de nota “Saída”, a finalidade “Normal”, preencha o campo “Natureza da Operação”, selecione um “Parceiro de negócios” cadastrado como “Parceiro do Exterior” e qual a forma de “Atendimento”.
Na aba itens, informe o código ou faça a pesquisa pela descrição do produto e lupa de pesquisa, sugerimos que você já tenha previamente configurado a operação fiscal no cadastro de ncm, a localização e preço de venda no cadastro do produto, desta forma basta informar a quantidade a ser exportada e clicar em “Gravar”.
Após a seleção do produto é possível realizar as alterações tributarias previamente cadastradas, não sendo necessário sair da nota.
Existem alguns regimes especiais de exportação como Drawback e Exportação Indireta, que obrigam a informação dos documentos que amparam os benefícios concedidos, os mesmos devem ser informados na aba Exportação.
Na aba Transporte selecione a modalidade de frete de acordo com a operação e se desejar a transportadora ou a forma do transporte da mercadoria.
Na aba “Exportação e Compras” informe o Local e UF de embarque, se desejar informe o local de despacho, porém não é uma informação obrigatória.
Se desejar pode ser informado os dados de cobrança na aba financeiro, selecione a condição, a forma de pagamento e clique em “Calcular” para exibir as parcelas.
Em seguida clique em “Calcular” verifique os impostos calculados em seguida confira os totalizadores e clique em “Salvar”, agora é só assinar e transmitir a nota, para detalhes de como realizar este processo acesse o tópico 538 - Como emitir uma nota fiscal de venda de produtos?
Esse artigo foi útil?