No sistema G5 Phoenix é possível realizar a alteração em lote da tributação dos itens das notas fiscais quando na emissão foi informado algum campo incorretamente.
O procedimento que explicaremos a seguir poderá ser utilizados para alteração ou inclusão dos seguintes campos referentes a tributação: CST de ICMS, IPI e PIS COFINS, Alíquotas de ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISS. Natureza de Receita de PIS e COFINS.
Em nosso exemplo no momento da emissão da nota fiscal foi informado a alíquota de PIS como 1,65% sendo que o correto para a empresa seria a alíquota de PIS como 0,65%.
Após ter importado todas as notas fiscais da empresa, acesse ao menu Cadastro / Itens / Cadastro.
Localize os produtos e confirme se as informações de PIS e COFINS estão corretas.
Se no cadastro de itens também estiver com alíquota incorreta, altera e informa alíquota que deseja que o sistema passe a considerar.
O sistema fornece a opção de exportar o cadastro de itens em Excel para poder alterar as informações em lote, para isso verifique as orientações em Como efetuar correções no Cadastro de Itens (Registro 0200)?
Com o cadastro de itens da empresa correto, acesse ao menu Auxiliar / Reorganizar Saldos dos Itens.
Em Parâmetros selecione os campos em destaques.
Calcular Pis/Cofins e ICMS/IPI dos Lançamentos sem informação
Trocar Lançamentos com base no cadastro de itens referente ao:
PIS/COFINS
Notas de Saídas
Ao final, clique em OK e confirme as mensagens para o procedimento ser realizado.
O procedimento acima faz com que o sistema pegue as informações de tributação do cadastro de itens da empresa e altere/inclua nos itens das notas fiscais, por isso que é fundamental que o cadastro de itens da empresa esteja preenchido corretamente.
Em nosso exemplo utilizamos apenas os impostos PIS/COFINS para ser alterados, porém o procedimento funciona também para os outros impostos, como ICMS e IPI.
Oque define em qual imposto deverá ser feita a alteração ou inclusão é os campos selecionados na tela de Parâmetros.
O sistema também possui a tela de Filtros, onde poderá filtrar essa reorganização somente por Cód. Produto que informar por exemplo, ou somente por um CFOP de Saída especifico.
Prontinho! Após a realização desses procedimentos, alteração da tributação de seus lançamentos será realizada com êxito!
Esse artigo foi útil?