Veja como é fácil efetuar a conciliação bancária:
O processo de Conciliação Bancária consiste na comparação dos lançamentos do extrato bancário com os lançamentos efetuados no sistema Gestão Empresarial. Desta forma é possível identificar se as movimentações bancárias correspondem às informações lançadas no sistema. Havendo divergências será possível efetuar os ajustes diretamente na tela.
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O sistema apresentará os lançamentos do Extrato Bancário e do Extrato do Sistema.
Nessa tela o sistema apresentará vários registros do extrato para uma ou várias opções de lançamentos do sistema para a conciliação.
Os débitos serão apresentados sempre na cor vermelha e os créditos em azul, facilitando a identificação se o lançamento foi um pagamento ou recebimento ou ainda uma transferência entre contas.
Se para um registro bancário for apresentado um lançamento do sistema como Compatível significa que o sistema identificou o valor e data pelo sistema, apresenta o nome do parceiro de negócios, número do documento e data.
Se o usuário identificar que realmente os registros são compatíveis basta clicar no botão “Conciliar”, automaticamente o sistema grava internamente que estes lançamentos estão conciliados e não apresenta na tela (se o filtro situação estiver como Não Conciliados).
Se o sistema não identificar um lançamento no sistema compatível com o registro do extrato, o usuário poderá Incluir/Pesquisar no sistema.
Ao optar pela inclusão de um Contas a Pagar/Receber, Transferência entre Contas ou Lançamento em Contas o sistema abrirá uma tela reduzida para o preenchimento das informações.
No caso da pesquisa ou inclusão de um contas a pagar / receber, quando conciliado o sistema automaticamente efetua a baixa dos títulos selecionados/incluídos.
Para facilitar o processo é possível efetuar a importação do extrato diretamente da tela de conciliação bancária, além de poder bloquear quando necessários alguns registros do extrato que não serão utilizados na conciliação.
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